Valor das embalagens

Valor das embalagens

foto cristiane hessQual o valor de uma embalagem na cadeia produtiva de um alimento ou de uma bebida?

Profª Cristiane Hess*

Conter, proteger, conservar… Essas funções são comumente lembradas quando se quer destacar as finalidades de uma embalagem de alimentos ou de bebidas. Mas será que isso basta?

Atualmente, com uma cadeia tão dinâmica e integrada, a produção, a distribuição e venda dos produtos ganharam destaque diferenciado. Neste contexto, as embalagens integram os elos dessa corrente, fortalecendo ou fragilizando marcas e produtos.

Na sociedade atual, onde os consumidores são mais esclarecidos, possuem ritmos acelerados de vida e anseiam por novidades, as embalagens são peças chave para se alcançar sucesso nas vendas. Tais consumidores são atraídos e cobram das indústrias uma postura diferenciada e contemporânea na hora da compra. Para atingir tal objetivo, a embalagem precisa transmitir mais informações para os consumidores do século XXI, que têm acesso total ao mundo simplesmente com um toque em seus telefones celulares.

Esses mesmos smartphones podem, hoje, verificar a rastreabilidade do produto através dos selos presentes nas embalagens, garantindo acesso a informações sobre a qualidade e demais itens de confiança relacionados à uma marca.
As novidades no desenvolvimento de embalagens que surgem a todo instante neste século inovador estão promovendo uma grande revolução na comercialização de produtos alimentícios, pois possibilitam uma comunicação interativa entre o produto e o consumidor.

Dentre as muitas formas de interação, encontram-se os rótulos com mais conteúdo de informação, latas e potes com mecanismo de abertura facilitada (easy open) e embalagens com padrões de cores que informam sobre a validade de um produto, ou se uma bebida se encontra em uma temperatura agradável para o consumo.

Além dessas características inovadoras, uma embalagem deve primar por sua função essencial e indispensável, que é a de conservação do alimento. Neste quesito também há muitas novidades revolucionárias no desenvolvimento de novas embalagens, destacando-se a utilização de componentes que atuam ativamente sobre o produto e geram alterações discretas à nossa percepção, mas que promovem um impacto importantíssimo na vida útil de um produto.

Essas características inovadoras são obtidas através da aplicação de tecnologias na fabricação das embalagens, propiciando incrementos na manutenção do frescor, de atributos sensoriais e, principalmente, aumentando a segurança dos alimentos oferecidos para o consumidor.

A participação íntima e indispensável de alimentos e bebidas nas nossas vidas explica o vínculo sentimental que criamos e a consequente atração que sentimos por algumas embalagens. Baseada nesses fatos, a indústria de alimentos se utiliza de nossas lembranças e apresenta ao longo do ano, de acordo com o calendário, formas e impressos que impulsionam vendas e agradam até os consumidores mais exigentes.

Não é de hoje que se sabe que o sucesso de um produto também depende do sucesso da sua embalagem. Portanto, é preciso conceber produto e embalagem de modo integrado, visto que as duas partes estarão fundidas no ambiente final de vendas e devem despertar em um consumidor solitário a preferência de escolha do seu objeto de consumo.

Voltando com vocês, caros leitores, à minha pergunta inicial, a qual me fez dissertar até aqui, podemos concluir que o valor de uma embalagem será definido em função do quanto se quer ou se pode investir e de quanto benefício é possível obter através da inclusão de inovações à embalagem e ao marketing associado a ela.

……………………………………………………..

(Fonte: Eng. de Alimentos, Dra. e professora na UFRRJ. Artigo publicado originalmente: http://www.cetajrconsultoria.com)

Categories: Artigos, Destaques

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*