Redutor de sódio nos alimentos

Redutor de sódio nos alimentos

Nutrionix lança o K-Salt – redutor de

sódio customizado

 

Para garantir o sabor dos alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de sódio que são consumidos diariamente pelos brasileiros para 2g até 2020 – equivalente a 5 gramas de sal (40% do sal é composto de sódio), a indústria tem buscado estratégias que possibilitem alcançar este objetivo nestes próximos cinco anos. Hoje esse valor ultrapassa quatro gramas por dia. O lançamento do K-Salt ocorreu durante a 19ª Food Ingredients South America (FiSA), no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

De aSal crop_20150630101716sevYx54GK1cordo com Jean Marc Secondi, presidente para América Latina da Nutrionix – empresa francesa especializada em soluções para redução de sódio na alimentação-, a meta faz parte de um acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde (MS) e as associações empresariais que representam a indústria alimentícia, estabelecido em 2011, em concordância com a recomendação de consumo máximo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alinhado a este objetivo, a Nutrionix criou a primeira linha de redutores de sódio fabricada no Brasil, denominada K-Salt, produzida em parceria com a Salinor, maior produtora brasileira de sal marinho localizada no Rio Grande do Norte (RN).

Segundo Secondi a tecnologia possui uma formulação específica para cada tipo de matriz alimentar  (bolos; caldos e temperos; carnes e embutidos; molhos; panificação e biscoitos; queijos; snacks e sopas e refeições prontas).

Secondi explica que o sódio é fundamental nos produtos processados, sendo responsáveis por realçar o sabor e regular diversos parâmetros técnicos nos processos de fabricação (fermentação, conservação, retenção de água, etc). “Buscamos conceber um produto que mantivesse o sabor que o sal representa na alimentação, mas com uma quantidade saudável para o organismo. A Nutrionix detém tecnologia capaz de preservar o tradicional gosto dos alimentos com custos sustentáveis para as empresas e os consumidores”, esclarece.

Em breve a empresa, que possui um laboratório de pesquisas em Ribeirão Preto (interior de São Paulo), também lançará produtos para toda a cadeia da alimentação. Além de indústria, também para a cozinha industrial e varejo.

……………………………………

Mais informações: www.nutrionix.com.br

 

Categories: Produtos & Serviços

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*