Rastreabilidade de Frutas, Legumes e Verduras

Rastreabilidade de Frutas, Legumes e Verduras

FLV RASTREADO NO PROGRAMA RAMA CRESCEU

23,1% NO 1º SEMESTRE

 

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No final de setembro, a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados apresentou o balanço do primeiro semestre do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), que registrou um crescimento de 23,1% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) rastreados no período, comparativamente ao primeiro semestre de 2015.

O RAMA, iniciado em 2012, é um programa de adesão voluntária que trabalha junto aos supermercados, propiciando o acompanhamento e monitoramento das frutas, legumes e verduras, tendo por base a rastreabilidades desses produtos desde o campo à gôndola do supermercado. “Esses produtos são essenciais na dieta da população e representam uma participação cada vez mais relevante no faturamento dos supermercados. Diante disso, a preocupação da Abras é exatamente disponibilizar aos supermercados um programa que possa de uma forma compartilhada e colaborativa fazer o rastreamento por parte dos produtores e as análises em laboratórios credenciados, pelos supermercados”, ressalta Marcio Milan, superintendente da ABRAS e responsável pelo Programa RAMA.

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Márcio Milan e Giampaolo Buso.

Milan acrescenta ainda que o objetivo do RAMA não é penalizar o produtor, cujos produtos apresentem não-conformidades aos requisitos exigidos, mas sim garantir que chegue às gôndolas FLV de qualidade e seguros à saúde dos consumidores. “Assim, procuramos trabalhar junto às fontes produtivas as Boas Práticas de Produção-BPP, capacitação, mantendo parcerias junto aos órgãos reguladores e órgãos de orientação técnica para implementar  aquilo que precisa ser feito para atender os requisitos das normas para se assegurar alimentos seguros”.

Volume de produtos rastreados vem

aumentando continuamente

Desde o início do Programa, o volume de produtos rastreados vem aumentando continuamente, assim como a adesão das redes de supermercados. Hoje, são mais de 40 empresas envolvidas e centenas de produtores de diversas regiões. “O RAMA atinge uma média de 1 milhão de toneladas rastreadas por ano, o que para nós da ABRAS é motivo de muito orgulho, em especial pelos serviços que prestamos aos consumidores, apoiando a redução do consumo de agrotóxicos no País. Nosso objetivo é disseminar ainda mais esse programa para que mais empresas varejistas participem e melhorem continuamente a qualidade dos produtos oferecidos”, afirma o superintendente da ABRAS.

 Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, empresa que faz a gestão técnica do Programa, relata que em 2015 foram rastreadas 1.006 milhão de toneladas de FLV e para 2016 a previsão é chegar a 1.089 milhão, um crescimento esperado de 8,3%. O programa monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de seu início em 2012.  O Programa RAMA conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 Confira dos dados divulgados pela ABRAS/Rama:

-Análise de resíduos de agrotóxicos

No primeiro semestre de 2016, o RAMA registrou um índice de conformidade da ordem de 73%, apresentando melhora em relação ao mesmo período do ano anterior, quando era de 66%. As inconformidades se relacionam ao Limite Máximo de Resíduos (LMR), ingredientes Não Autorizados (NA), uma combinação dos dois (LMR+NA) e os ingredientes Proibidos, seguindo nomenclatura utilizada pelo PARA – Programa de Análises de Resíduos em Alimentos, da ANVISA.

Apenas 3% dos resultados estão acima do LMR, segundo Giampaolo Buso, diretor comercial da Paripassu. “Neste cenário, o ingrediente ativo é correto para a cultura, mas houve alguma falha no respeito à carência ou à concentração do ingrediente ativo”, explica.

No RAMA, 21% das amostras resultaram em ingredientes ativos não autorizados para determinada cultura. São nesses casos que estão focadas as ações de orientação técnica para a adoção das boas práticas agrícolas.

“É importante destacar que boa parte dessas culturas, em que averiguamos esse uso de ingredientes ativos não autorizados, já estão sendo beneficiadas com a ampliação do suporte fitossanitário pelo governo”, diz Giampaolo Buso.

Nos casos em que o programa identifica ingredientes não autorizados (NA) e ingredientes acima do limite (LMR), é aplicada a Política de Correção do RAMA, com plano de ação que tem apoio dos parceiros (ANVISA e MAPA).

-Adesões

O primeiro estado a implantar o RAMA foi Santa Catarina, com a parceria da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), que conta hoje com 22 supermercados atuantes. O segundo estado a implantar o RAMA foi o Rio Grande do Norte, com a parceria da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), com trabalhos iniciados em 2012; e o terceiro estado foi Sergipe, com apoio da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), que começou a implantação do RAMA em 2014.

 Grandes empresas como Angeloni, Bistek e Giassi, maiores redes de Santa Catarina; G. Barbosa, do Cencosud, a maior do estado de Sergipe; e Nordestão, a maior do Rio Grande do Norte, capitanearam a ampliação dos programas em seus respectivos estados; mas foi a entrada do Carrefour, segundo maior empresa do setor no País (Ranking ABRAS 2016), no início de 2015, que deu abrangência nacional ao programa da ABRAS, marcando a adesão individual das empresas ao mesmo (antes a adesão ocorria somente por estado, capitaneadas pelas associações estaduais de supermercados).

Ainda em 2015 ocorreu a adesão da Coop – Cooperativa de Consumo, de São Paulo (15ª maior empresa pelo Ranking Abras 2016). Em maio de 2016, o programa ganhou mais duas importantes adesões, de redes de varejo especializadas em hortifrutigranjeiros: Hortifruti e Natural da Terra.

-Números

O Programa RAMA, de abrangência nacional, conta hoje com a participação de 41varejistas (que representam mais de 22% das vendas total de FLV comercializados pelo setor no Brasil). São números muito significativos:

 – 41 empresas (redes) varejistas participantes (até junho/2016).

– 3 associações estaduais atuantes: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN); e uma em processo de avaliação, Associação Mineira de Supermercados (AMIS).

– 81 produtos monitorados (do total de 290 produtos rastreados), constantemente, sendo que o Programa PARA, da Anvisa, estabelece 25 itens para análise).

ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking ABRAS 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.

 (Fonte: com dados também do Portal ABRAS)

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