Lançamento do livro Dr. Amazonas – a chave para o novo mundo

Lançamento do livro Dr. Amazonas – a chave para o novo mundo

Lançamento de livro

Dr. Amazonas –  A chave para o novo mundo

Autor: Carlos Iglesias

Este é um livro indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais de nosso país, especificamente a região amazônica, pelo prisma da alimentação, medicina e sustentabilidade.  É uma narrativa e comentários, por vídeo e texto,  a partir do olhar  do médico Carlos Iglesias, que percorreu, com sua expedição várias regiões da Amazônia. Passando por tribos indígenas, comunidades ribeirinhas, Belém e Ilha da Marajó, onde ele e seus companheiros de expedição puderam vivenciar a realidade dos povos ribeirinhos e indígenas, as condições de saúde, de nutrição e a cultura local. Da expedição participaram, além do autor e sua esposa Lisa, o cirurgião norte-americano Dr. James Vincent Lettera, o índio Eurico Baniwa, líder comunitário, e o cinegrafista Cristiano Lima.

Carlos Iglesias  é formado pela Faculdade de Medicina  do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York. Possui dois cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica, um sob a orientação do  Dr. Dan Waitzberg, pelo GANEP, e o outro pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia.

Ele sempre viveu no mundo dos alimentos, já que vem de uma família proprietária de um dos mais tradicionais e qualificados restaurantes (do Grupo Rubaiyat) de São Paulo, e no mundo acadêmico, entre a medicina, a nutrição e a gastronomia. Envolvido com essas áreas, Iglesias publicou, em 2006, o livro “Sabor e saber” e, 2008, criou a Confraria do Bem Comer, junto com os médicos Dan e Angela Waitzberg, Raul Marino Jr., Angela Zaccarelli e a nutricionista Andrea Esquivel.

Amigos e admiradores do trabalho de Carlos Iglesias prestigiaram o lançamento, ocorrido no restaurante Figueira Rubaiyat, em São Paulo.

Com essa larga experiência, ele pôde usar seus conhecimentos médicos e de nutrição, enriquecidos pela questão da sustentabilidade ambiental, para trazer aos leitores uma visão diferenciada da cultura da selva amazônica. Isso o credenciou  para traçar um discreto, mas muito revelador retrato da Amazônia real, registrado originalmente em mais 12 horas de filmagens, da parte mais preservada da Amazônia, realizadas em julho de 2009. Editadas em português (com legendas em inglês) essas filmagens estão num vídeo de 28 minutos no pen-drive, que faz parte do vídeo-livro “Dr. Amazonas – a chave para um novo mundo”, editado  em português e espanhol. (veja o trailler do vídeo:……..)

Em 2009, Iglesias criou o personagem Dr. Amazonas e realizou o Festival Porto Amazônia no restaurante Rubaiyat Leopoldo Couto de Magalhães, em colaboração com o jornalista Bruno Blecher, diretor de Redação da Revista Globo Rural e o índio Eurico Baniwa, cujos sábios ensinamentos transmitem-nos a importância cultural e econômica da preservação tanto das tribos indígenas quanto das selvas brasileiras.

De 2015 a 2017, como residente em Madri, na Espanha, escreveu esse trabalho de nutrição e sustentabilidade meio ambiental com base em seus estudos prévios de nutrição clínica avançada. Iglesias tem viajado pelo interior do Brasil e da Amazônia para aprimorar seus conhecimentos em ciências ambientais, uma das matérias de maior relevância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Ele gravou esse vídeo pela selva brasileira após ter comparecido a Congressos de Propriedade Intelectual da Amazônia e ao Fórum de Sustentabilidade Rio+20.

Segundo ele, ao entrar nas selvas, a expedição encontrou os melhores exemplos de variações genéticas e da expressão da vida selvagem do nosso planeta. “Já no estado do Pará, etapa final da jornada, visitamos o mercado Ver-o-peso, em Belém. Lá vimos grande variedade de peixes frescos e a diversidade de produtos locais comercializado, com grande  variedade de carnes, peixes e verduras, a chave do sucesso para uma alimentação saudável”.

“Durante nossa visita às comunidades indígenas amazônicas, foi surpreendente encontrarmos ianomâmis com sobrepeso. É importante destacar que a obesidade não afeta somente as tribos indígenas do Brasil; isso ocorre também em tribos do novo mundo, incluindo as populações indígenas dos Estados Unidos e do Canadá estabelecidas nas Montanhas Rochosas e na selva boreal do centro subártico (comunidades de Cree e de Objnawa).”

O livro “Dr. Amazonas – A chave para o novo mundo” aproxima a realidade do norte brasileiro do restante do Brasil, numa visão humanista, mostrando a importância do brasileiro conhecer para preservar o pulmão da sustentabilidade brasileira e mundial.

Num balanço desse estudo, Iglesias nos deixa observação que é um alerta que deve estar na pauta de todos os que lutam por um mundo melhor: “O índio que observei é um índio desnutrido; me decepcionei com o índio que vi; ali faltam médicos filantrópicos para o cuidado do índio. Poucos conhecem o Brasil verdadeiro; ali está o Brasil real, que carece de verdadeiro apoio na parte mais remota das comunidades indígenas; os ribeirinhos são rodeados por um cinturão de miséria, vivendo em uma linha tênue de secas e de enchentes, em condições de vulnerabilidade permanente”, constata emocionado.

 

………………………………………………………….

Mais informações: Site do Superchef (www.superchef.com) / JM – Assessoria de Imprensa e Comunicação, e-mail: j.maria.filho@uol.com.br

 

Categories: Destaques

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*