Grupo 5: expertises em desenvolver novos negócios

Grupo 5

Elo entre a demanda e a oferta

para propiciar bons negócios

 

peixe amozonas

O Grupo 5 nasceu, há seis anos, como um empresa de soluções no segmento de pescados, com base na expertise de seus sócios, cada um numa área de atuação desse segmento e o 5º.  é o colaborador, o parceiro, a indústria, o cliente, o mercado.  “Assim, fecha-se o ciclo do negócio, numa soma de competências”, assinala Tathyana Araújo, especialista em marketing e sócia-diretora da  empresa. Em síntese, um know-how que possibilita uma ponte entre a demanda e a oferta do mercado de seafood, propiciando negócios entre indústria, varejo e food service.

Segundo ela, esse projeto chama-se Indústria Vendendo Direto (IVD). “Nosso trabalho consiste em fazer uma oferta de serviço à empresa. Ou seja, a indústria nos contrata pelo serviço que atenda a sua estratégia. Isso significa que, do portão para fora da indústria, temos o know-how de atuar em diversas frentes: desde a área comercial, tributária, pesquisa e desenvolvimento de produtos, trade marketing e  inteligência logística de produtos congelados”.

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Tathyana Araújo, diretora Comercial do Grupo 5.

Tathyana  ilustra citando, por exemplo, o caso de uma indústria do Sul do país que deseja comercializar seus produtos em São  Paulo. Essa empresa  teria de investir em estrutura física, operacional, logística, recursos humanos, treinamento, prospecção do mercado. Teria de ‘bater perna’, por alguns anos, para conseguir entrar nesse mercado e expandir seu negócio..

Então, a saída mais estratégica é terceirizar. “O Grupo 5 é essa terceirização.  Temos uma operação enxuta, com uma equipe especializada nas diversas áreas. Cada  uma tem expertise numa área, , o que atende toda a necessidade da empresa para colocar, com segurança, seu produto no mercado. Hoje,  o port-fólio do Grupo 5 abrange diversas indústrias, sendo 80% delas da área de pescados e  20% de outros segmentos da indústria a alimentação, que têm a mesma necessidade de serviços.

Para ampliar o leque de sua  atuação, o Grupo 5 criou   o serviço Food Solutions, que dá suporte para esses outros nichos do mercado alimentício  (fabricantes de pratos prontos, café, queijos, entre outros).

 

Monitoramento de todas as ações

fechando-as no pós-venda, com um

novo pedido do cliente

 

Quanto à operação, esta é feita de acordo com a demanda de cada indústria, que tem suas necessidades específicas nas diversas áreas em que atua. “Além de todo esse suporte, o Grupo 5 ainda faz o monitoramento de todas ações, até fechar todo o ciclo e ter a total satisfação, tanto da indústria como de seu cliente. “Entendemos que a venda só é concluída com o pós-venda, ou seja, quando o cliente da indústria faz novo pedido para o Grupo 5. Somos o link entre a indústria e o cliente, que não tem contato direto com seu fornecedor”.

peixeamoznas1 molduraHoje, o Grupo 5 tem na área de pescados e peixes e frutos do mar in natura, uma gama de empresas  como clientes, e também na atua com a Food Solutions na área de alimentos prontos (pratos saudáveis) para supermercados, queijos, café e diversos outros produtos.

Empresa de soluções para indústria até o cliente final, fomentando o mercado com soluções específicas para cada cliente. Nos anos recentes, o mercado está demandando novas opções de peixes e não há oferta regular desses produtos. Por exemplo, o food service quer inovar, oferecendo novos pratos com peixes, mas se deparam com a questão da safra, escassez, do preço, que não lhe permite fechar os custos etc. Aí entra o  Grupo 5 que vem trabalhando forte há vários anos para trazer inovações a esse mercado.

 

ALGUNS PARCEIROS DO GRUPO 5

Peixes da Amazônia – Ela conta que com a Peixes da Amazônia, empresa do Acre, foi feito um trabalho pioneiro. A começar pelo suporte no desenvolvimento dos produtos (tipos de cortes adequados a cada tipo de peixe, porcionamento), adequação desses produtos para o food service e para consumidor final. Assim como na escolha das respectivas embalagens e, do portão para fora, na elaboração de toda a estratégia de colocação da marca e de vendas no mercado nacional. Também faz o acompanhamento de todas as ações de marketing (degustação no varejo, food service, monitoramento das vendas e do pós-venda). “Na realidade, trabalhamos com dois clientes: a indústria para que entre no mercado com competitividade, rentabilidade e segurança, e com o cliente, orientando-o na escolha correta do produto e no uso correto. Esse é o nosso negócio”.

Com a Peixes da Amazônia, o Grupo 5 trouxe a inovação do consumo de peixes cultivados no Brasil, valorizando o que é nosso. É um mercado em franca expansão. Linha de produtos/cortes elaborados a partir de três peixes: pirarucu, pintado e tambaqui, que permitem atingir três faixas de preço. “Assim, ofertamos produtos mais populares até os mais nobres. Vale dizer que os três são nobres, são de água doce, com alta qualidade nutricional, produzidos com cultivo sustentável, com 100% de reuso da água, uso de ração balanceada, totalmente isenta de antibióticos, de promotores de crescimento”.

Maui Seafood – É uma empresa peixes nobres focadas em soluções para o food service, cortes, porções segundo a necessidade dos restaurantes, hotéis, com produtos personalizados, em monoporções, com adequado congelamento (ultra-rápido). Isso facilita em muito o trabalho do chef na preparação dos pratos padronizados, reduzindo o trabalho na cozinha e evitando o desperdício. “Várias grandes redes são utilizam esses produtos congelados. A pesca é artesanal diária, sem uso de produtos químicos para conservar o peixe, dar ‘aquela aparência’ de fresco. Enfim, com qualidade e segurança”.

Sassá Sushi – É restaurante, escola de gastronomia, parceiro, como embaixador da Peixes da Amazônia. Também é também indústria e o segundo maior delivery de sushi em São Paulo, tendo ainda uma linha de sushi orgânico. Como indústria, tornou-se cliente do Grupo 5, como fornecedor para o food service e varejo. “Desenvolvemos uma linha de produtos com ele para o shushi de uma grande rede de supermercado. Esse produto já começa a ser colocado também em outras redes de supermercados”. É utilizada uma logística diária, que garante o produto fresco nesses pontos de venda.

Truta NR – É produzida pelo Acampamento NR, em Sapucaí-Mirim-MG. A empresa fornece truta para a marca Kõrin, com toda documentação e certificação quanto às exigências de produto saudável, sem resíduos de antibióticos, ração adequada e bem-estar animal.

Sobre o Autor

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A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

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