Brasil Exporta mais Café

Brasil Exporta mais Café

O Brasil exportou mais de 36 milhões de sacas de café

que geraram US$ 5,549 bilhões de receita cambial

cafe 01

No primeiro quadrimestre deste ano foram exportadas mais de 2,3 milhões de sacas de cafés diferenciados que correspondem a 20,7% das exportações de 2016. Esses destaques da cafeicultura constam do Relatório Mensal – abril 2016 – do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

O Relatório Mensal – Abril 2016, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé, instituição integrante do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, destaca que no período de maio de 2015 a abril de 2016 foram exportados 36,045 milhões de sacas de café de 60 kg que geraram US$ 5,549 bilhões de receita cambial.

Outro destaque do Relatório é que especificamente no primeiro quadrimestre de 2016 foram exportadas 11,228 milhões de sacas de café. E, desse total, as exportações contemplaram 2,323 milhões de sacas de cafés diferenciados e correspondem a 20,7% das exportações deste ano de 2016. E os 10 maiores países importadores de cafés diferenciados que adquiriram 83% desse produto foram: EUA com 20%, Japão 16%, Itália 13%, Alemanha 11%, Bélgica 9%, Reino Unido 4%, Espanha 3%, Austrália 3%, Suécia 2% e Canadá 2%.

As exportações do mês de abril de 2016 totalizaram 2,406 milhões de sacas de café, ou seja, um resultado 25% menor que o exportado no mesmo período de 2015. Para o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, “o país está vivendo o fim da safra 2015-2016, quando é normal que haja uma queda nos estoques, resultado de uma produção menor no ano anterior e que, consequentemente, reflete na exportação”. E complementa Carvalhaes: “Os estoques vinham atendendo bem até março. Porém, a partir deste mês, por conta da entressafra e do bom desempenho anual das exportações e do consumo interno, houve a redução que já era esperada. Trata-se de algo pontual e a expectativa é que o mercado volte a crescer nos próximos meses com a abertura da nova safra”.

Relatório do Cecafé também destaca que do total de 11,228 milhões de sacas exportadas apenas neste ano de 2016, 9,792 milhões de sacas foram de café arábica (87,2%), 262,455 mil sacas de café robusta (2,3%), 7,930 mil sacas de café torrado e moído (0,1%) e 1,166 milhões de sacas de café solúvel (10,4%).

Além desses destaques, o Cecafé no seu Relatório Mensal – Abril 2016, também traz vários dados, informações e análises relevantes para os setores do agronegócio café interessados nessa commodity que valem a pena ser conferidos: cotação de preços; exportações brasileiras de café – mensal; evolução do volume e receita cambial das exportações; exportações por ano-safra; exportações por continente, grupo e bloco econômico; perfil do consumo mundial de café; principais destinos, entre outros.

………………………………………………..

(Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café / Texto: Lucas Tadeu Ferreira e Jamilsen Santos / cafe.observatorio@embrapa.br)
Categories: Mercado & Negócios

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*