Brasil é o principal importador de azeite de oliva do Chile

Brasil é o principal importador de azeite de oliva do Chile

 

A ChileOliva, associação que reúne 37 dos principais produtores de azeite de oliva extravirgem chileno, acaba de divulgar os números de exportações do produto no primeiro semestre de 2015. Na lista, o Brasil segue ocupando o primeiro lugar, posição alcançada no final de 2014. Nos seis primeiros meses de 2015, o Brasil foi o principal destino dos azeites chilenos em valor FOB, com 35%, 3% a mais que os Estados Unidos, que ocupam a segunda posição do ranking com 32%.

“Acreditamos que a excelente aceitação do azeite de oliva extravirgem do Chile se dê pelas características do produto, que tem baixa acidez, sabores frescos, equilíbrio entre seus matizes picantes e amargos, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde. Também é necessário considerar a confiança que o mercado e o consumidor brasileiros têm em nosso país, que é extremamente preocupado com a qualidade dos artigos que produz”, resume Gabriela Moglia, gerente geral da ChileOliva.

Em 2014, foram exportados US$ 41.668.955 em valor FOB, correspondentes a 9.543 toneladas de azeite de oliva. Desse total, 40% foram enviados ao Brasil, que, ao lado dos Estados Unidos, Itália, Colômbia e Canadá, é um dos principais destinos do azeito chileno.

Safra 2015 é finalizada e azeites não vão ultrapassar 0,2% de acidez

Em meados de julho deste ano, foi finalizada nos campos chilenos a colheita das azeitonas, momento em que as frutas estão em seu melhor estado de maturação para dar origem a azeites de altíssima qualidade. O trabalho no campo acontece de maio a julho.

A produção começa com a colheita, segue para o processo de trituração das azeitonas, quando se obtém uma pasta densa que passa para a etapa em as gotas do azeite são unidas, a emulsão é rompida e uma base oleosa é formada. Logo se passa para a fase de extração, que consiste em separar o azeite dos outros componentes da fruta.

Em 2015, os azeites chilenos não devem ultrapassar 0,2% de acidez, o que o torna extravirgem da mais alta qualidade, pois registra níveis bastante baixos em relação ao máximo de acidez que um azeite deve ter para ser considerado extravirgem: 0,8%.

“O azeite de oliva do Chile é parte do nosso êxito na exportação de alimentos para o Brasil. Certamente, é um dos principais fatores que contribuíram para que, pela primeira vez, nossas exportações de bens fossem maiores do que as exportações de cobre para o Brasil”, comemora Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil, escritório responsável pelas relações comerciais entre os dois países.

O azeite de oliva extravirgem do Chile é elaborado a partir de azeitonas frescas e saudáveis, através de um processo que busca preservar a integridade da fruta, resultando em um produto de baixa acidez (0,2%) com a qualidade excepcional de um verdadeiro azeite extravirgem. Além da matéria-prima privilegiada, a utilização de novas e avançadas tecnologias favorece a obtenção de um produto de sabor e aroma ímpares, que leva apenas 24 horas para ficar pronto, considerando o tempo entre a colheita e o engarrafamento do azeite.

Saiba mais – A ChileOliva reúne os principais produtores de azeite chileno. Estão agrupados na Associação ChileOliva, com 37 empresas associadas, que concentram mais de 93% de participação na indústria. Atualmente, o Chile possui por volta de 24 mil hectares plantadas e 30 moinhos que produzem mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extravirgem. A colheita acontece nos meses de maio, junho e julho.

ProChile – Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país.

Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais.

……………………………………

Mais informações: www.chileoliva.cl.

 

Categories: Mercado & Negócios

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*