Global Markets Brasil -parte 1, por Ellen Lopes

Global Markets Brasil -parte 1, por Ellen Lopes

 

 

direto do GSFI

 

A  Global Food Safety Conference / Global Food Safety Initiative (GFSI) é um dos mais importantes eventos sobre a segurança dos alimentos, reunindo todos os anos mais  de 1.000 especialistas, provenientes de  mais de 50 países. Esses profissionais discutem uma gama extensa de questões com o objetivo de avançar no conhecimento da segurança dos alimentos em nível mundial. Em três textos, Ellen Lopes, que participou do evento aborda temas relacionados ao Programa Global Markets da GFSI.

 

 

Global Markets Brasil – parte 1

Pela primeira vez uma apresentação formal do Brasil na GFSC

 

por Ellen Lopes*

Vou comentar sobre a apresentação que, com muita honra, fiz como parte do Painel sobre o Programa Global Markets da GFSI, programa este abraçado no Brasil pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, numa iniciativa do seu Comitê de Segurança de Alimentos, a quem muito agradeço a colaboração.

Este painel foi coordenado pela Cindy Jiang, Diretora Senior de Segurança de Alimentos, do Corporativo do Mc Donald’s, Estados Unidos (Fonte: Programa da Global Food safety Conference, 2016).quadro de palestrante

O Global Markets Brazil foi o primeiro trabalho brasileiro aprovado para apresentação formal nas conferências globais da GFSI (Global Food Safety Initiative), tendo sido inscrito por Ellen Lopes (Food Design & IRSFD), Márcia Rossi (Walmart Brasil) e Paulo Pompílio (GPA, do grupo Casino). Como Márcia e Paulo não puderam ir, eu fiz a primeira parte da apresentação, e Natalie Dyenson, do Walmart dos Estados Unidos, fez a complementação, representando  a Márcia Rossi.

Antes de mostrar como foi nossa apresentação em mais detalhes, o que ficará para um próximo post, penso que é importante explicar o Programa para quem ainda não o conhece, e como o Global Markets vem se fixando como um pilar fundamental para o desenvolvimento segurança de alimentos nas cadeias de suprimento globais.

O que é o Global Markets?

O Global Markets é um programa desenvolvido pela GFSI, que visa facilitar empresas de alimentos pequenas ou menos desenvolvidas (PME), a como enfrentarem o desafio da segurança de alimentos, de forma que possam ampliar seu acesso a mercados nacionais ou internacionais. Ao enfrentar este desafio, simultaneamente serão reduzidos os riscos nas cadeias de fornecimento global de alimentos.

Princípio fundamental

Ellen na palestra

Ellen apresentando o tema Grupo Global Markets Brasil APAS. / Crédito foto: Crístian L. Roque

Este Programa parte do princípio que segurança de alimentos não é vantagem competitiva, e sim uma responsabilidade compartilhada por todos os stakeholders da cadeia.

Estratégia

A estratégia adotada pela GFSI foi estabelecer requisitos mínimos para estas empresas implementarem sistemas de segurança de alimentos, de forma paulatina, passo a passo, visando sua melhoria contínua, até estarem aptas a atingir o estágio de certificação acreditada, por uma das normas ou sistemas reconhecidos pela GFSI. O ponto de entrada fica a critério da empresa entrante, podendo ser no nível Básico, ou no Intermediário. Assim que julgar ter atingido os requisitos do nível escolhido, a empresa pode pedir a realização de uma auditoria não certificada para um prestador de serviço credenciado para este fim, ou para as certificadoras.

A figura ao lado ilustra como funciona esta implementação escalonada, sendo o tempo indicado em cada passo, apenas uma estimativa de tempo médio (Fonte: Adaptação das informações do site do GFSI).

 

Global Markets

Escopo

O Programa Global Markets foi desenvolvido até o momento para estes dois escopos:

  1. I)  Indústria: processamento de produtos primários ou fabricação de alimentos processados
  2. II) Produção primária: agricultura de plantas, grãos e leguminosas.

O Global Markets Brazil, abraçado pela APAS, cobre por ora o escopo Indústria.

Versão em português

Esses requisitos estão na segunda versão, e estão disponíveis no site da GFSI, em inglês e japonês. O Global Markets Brazil está construindo um site, onde a tradução em português, gentilmente cedida pela IFS, estará disponível para os interessados, mediante cadastramento. Quem tiver interesse em ser avisado sobre o lançamento do site, por favor escreva para ellen.lopes@irsfd.org.br

As normas/esquemas reconhecidos pela GFSI

No caso da indústria, no Brasil, a maior demanda se concentra atualmente nas normas IFS, FSSC 22000.  Se você quiser conhecer todos as normas ou esquemas reconhecidos, acesse o site da GFSI.

Quais as vantagens? Como tem sido a aceitação? – Leia a Parte 2.

 

Deixe seu comentário, ele é muito bem vindo:

O que você acha do Programa Global Markets? Sua empresa já conhecia? Que vantagens você acha que o Programa traz para as empresas e para o Brasil?

…………………………………………………………………

*Ellen Lopes, Food Design & IRSFD.

Categories: Artigos

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*