Global Markets Brasil – parte 2

Global Markets Brasil – parte 2

 

Global Markets Brasil – parte 2

 

direto do GSFI

Pela primeira vez uma apresentação formal de uma trabalho

do Brasil na GFSC

por Ellen Lopes*

Dando continuidade ao post anterior, vou primeiramente mostrar o vídeo “The Global Markets Journey”, sobre o Programa Global Markets, produzido pela 3M, e depois falar das vantagens do Programa, de sua da aceitação mundial e de resultados. (veja o video: The Global Markets Journey GFSI | Global Food Safety Initiative no youtube)

Vantagens e benefícios

O Programa Global Markets tem uma estrutura que facilita e promove a aceitação mútua ao longo da cadeia de abastecimento, disponibilizando ferramentas eficazes de gerenciamento de risco, criando um movimento de convergência. Este movimento reduz custos, melhora o relacionamento do mercado, permite a simplificação das compra e propicia ainda oportunidade de harmonização das abordagens públicas e privadas. Vantagens mais específicas para:

Fornecedores

  • manutenção de clientes
  • ganho de novos clientes
  • acesso facilitado ao comércio local, regional e internacional
  • empresa conquistar certificação
  • mais facilidade de orientação e de treinamento
  • estrutura facilitada para defesa legal
  • maior facilidade no cumprimento da legislação
  • diminuição do número e tipos de auditorias
  • melhoria da cultura de segurança de alimentos

Varejo

  • contar com listagem de fornecedores sabendo do seu nível de evolução
  • parceria com fornecedores confiáveis
  • maior credibilidade
  • aumento de fornecedores com certificação
  • redução de recall
  • melhoria da segurança dos produtos
  • reconhecida aceitação internacional

Sociedade e consumidores

  • melhoria da segurança de alimento
  • aumento de negócios entre fornecedores e compradores
  • aumento da possibilidade de exportação
  • redução de quebras
  • reduzir problemas com fiscalização
  • maior disponibilidade de alimentos seguros em qualquer lugar
  • maior eficiência da cadeia de abstecimento

 

Certificadoras

  • ganho de mercado

Consultorias e empresas de treinamento:

  •  ganho de mercado

Governos e órgãos reguladores

  • aumento da conformidade com a legislação e regulamantação
  • maior eficiência no processo regulatório e fiscalizatório.

 

Aceitação do Programa Global Markets da GFSI no mundo

O Programa Global Markets tem sido aclamado pelos stakeholdersda GFSI como uma de suas principais realizações. Desde seu lançamento, o Programa Global Markets tem sido adotado por empresas em todo o mundo como uma solução de segurança de alimentos simplificada para as pequenas empresas, facilmente aplicável e que auxilia o desenvolvimento nos mercados locais.

pragrama global marketsAo longo das Conferências anteriores, bem como durante o Painel do qual participei desta Conferência de 2016, foram mencionadas muitas iniciativas de apoio e promoção do Programa Global Markets em todo o mundo. No quadro ao lado (Fonte: Global Food Safety Conference, 2016 ), são mostrados vários exemplos de empresas, de grupo de empresas, de iniciativas público-privadas, que se organizaram para apoiar a implementação do Programa, onde destacamos a iniciativa do das empresas Cargill, Mondelez, General Mills-Yoki, Kellog’s, Coca Cola e Marz, que desenvolverem e promoveram treinamentos para gestores em Global Markets, e que compartilharam este material com o  grupo Global Markets Brasil APAS, do qual falarei em próximo post.

Ferramentas

A lista de requisitos já mencionada na Parte 1 (post anterior) e um guia de orientação, baseados principalmente nos Princípios Gerais de Higiene do Codex Alimentarius compõem as ferramentas disponíveis.
Nota: o Grupo Global Markets Brasil APAS vai providenciar sua tradução neste semestre.

Resultado de pesquisa do Banco Mundial

O Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial encomendou uma pesquisa em profundidade, realizada em 16 empresas de alimentos participantes do Programa da empresa Metro na Ucrânia, dempresas estas de pequeno a médio porte. O resultado foi muito animador: 83% das empresas respondentes afirmaram ter aumentado suas práticas de segurança de alimentos, tiveram aumento das vendas, da rentabilidade e afirmam ter com isso atraído mais investimentos.

 

E afinal, o que foi apresentado durante a Conferência sobre o Programa Global Markets Brasil? Espero que você esteja curioso/a. Aguarde próximos posts, onde você vai ficar sabendo tudinho a respeito.

Se você aceitou o desafio proposto na Parte 1 deste assunto, no post anterior, as vantagens que você identificou batem com as aqui relacionadas? Se você não leu o post anterior, que você acha das vantagens oferecidas pelo Programa Global Markets aqui enumeradas? Se você não comentou, comente. Estamos na era da colaboração, e sua opinião é preciosa. Comente! Seu comentário é bem vindo!

 

♦Agradecimentos à  3M pelo vídeo The Global Markets Journey.

………………………………………………..

Autor: Ellen Lopes, Food Design & IRSFD.

Categories: Artigos, Destaques

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*