fornecedor em foco: ALIBRA

fornecedor em foco: ALIBRA

 Alibra

Investimentos em modernização

e inovação de produtos

 

alibra fachada 3

 

 A Alibra, que completou 15 anos de atividades no mercado, é fornecedora de soluções em ingredientes e produtos para o mercado de alimentos e bebidas. No final de 2015, aumentou sua capacidade produtiva  na unidade de Marechal Cândido Rondon, interior do Paraná, e adquiriu parte da empresa Genkor, importante fabricantes de aditivos para a indústria de alimentos.

A nova expansão industrial se deu com a compra de uma nova caldeira e é parte  de um investimento realizado nos últimos anos na ordem de 15 milhões de reais. Destes,  seis milhões foram direcionados à compra da nova caldeira. “O novo equipamento proporcionou uma expansão no processo produtivo, redução de custos e maior eficiência energética”, afirma João Bosco, Diretor da Filial da Alibra.

Segundo o Gerente de Manutenção e Projetos da Alibra, Everton Kauffman, a nova caldeira possibilita a automatização completa do processo de geração de vapor, o que permitiu a substituição da lenha pelo cavaco de eucalipto (proveniente de reflorestamento), proporcionando um poder calorífico maior e, consequentemente, aumento na geração de vapor, se comparado com o processo convencional, além do fator ambiental.

Ocupando 1.200m² da planta, a caldeira, que funciona 24h por dia, trabalha com sistema de recuperação de condensado, ocasionando a economia de água e de energia térmica. Devido à instalação de filtros, que realizam o tratamento prévio da água de alimentação da caldeira, houve redução na utilização de produtos químicos. “Com segurança, a caldeira proporciona vapor de excelente qualidade e é a mais moderna e eficiente da região”, afirma Kauffman.

A escolha do modelo e do fabricante desta caldeira exigiu dos envolvidos uma pesquisa abrangente, que apontou a melhor solução para o desenvolvimento da geração de energia. A nova caldeira, fornecida pela ICAVI, fabricante da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tem a capacidade de produzir 10 toneladas de vapor saturado/hora, na pressão de 21 bar, a partir da queima de 70 toneladas de cavaco/dia, produzindo vapor que atende toda demanda industrial.

Crescimento e inovações na produção de ingredientes

para a indústria de alimentos,   food service e varejo 

alibra produto 2História – A Alibra iniciou suas operações em 2000, na Região Metropolitana de Campinas e, dois anos depois, expandiu para Marechal Rondon, onde foi instalada uma moderna fábrica responsável pela preparação e secagem de soro de leite, compostos lácteos (antigo leite em pó modificado) misturas lácteas, creme de leite e gorduras, comercializados como ingredientes para indústrias de alimentos.

Em 2009, foi pioneira lançando uma linha de produtos no mercado brasileiro – Queijo Análogo Tipo Mussarela para aplicação industrial e principalmente Food Service.

Segundo Bosco, nesses pouco mais de quinze anos, em seu projeto de expansão, a Alibra vem apresentando um crescimento significativo a cada ano. A empresa adquiriu três novas torres de secagem e, em 2012, houve a inauguração da quarta torre, um investimento de R$ 10 milhões, aumentando sua capacidade anual de produção em 9.000 toneladas. “Hoje, as duas unidades industriais da Alibra são responsáveis por produzirem 35 mil toneladas/ano de produtos. Um dos nossos objetivos é aumentar as exportações”, acrescenta.

Em dezembro do ano passado, a Alibra adquiriu parte da empresa Genkor Ingredientes, especializada no fornecimento de estabilizantes, espessantes e emulsificantes para a indústria de alimentos.

A Alibra, empresa 100% nacional, atende segmentos distintos, tais como: indústrias de alimentos – fornecimento de ingredientes; supermercados e atacadistas e montadoras de cestas básicas – fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e cereais em pó; food service – fornecimento de ingredientes para o mercado de alimentação fora do lar.

A empresa distribui os produtos para todo o território nacional. Além de exportar para mais de 20 países, participa também das principais feiras e rodadas de negócios nacionais e internacionais do setor. Somando a matriz em Campinas, SP e a filial em Marechal Cândido Rondon, atualmente, a Alibra gera 230 empregos diretos.

A Alibra é resultado de uma sólida formação técnica dos sócios, extenso know-how adquirido através da administração de grandes multinacionais no segmento de ingredientes para indústrias de alimentos, vastos conhecimentos e relacionamentos conquistados junto a empresas americanas e europeias.

……………………………………………………..

Mais informações: www.alibra.com.br

 

 

 

 

Categories: Mercado & Negócios

Sobre o Autor

revistaalimentare

A Revista ALIMENTARE – Com o foco na Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Bebidas (GQSAB) - é direcionada para profissionais, especialistas, pesquisadores e dirigentes da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Indústria de Alimentos & Bebidas, Food Service e Varejo de Alimentos. Tem como missão levar aos leitores as informações mais atualizadas e confiáveis, que possam contribuir para o melhor desempenho e competitividade dessas atividades.

Comentários

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*